Nos últimos 12 meses a gravadora promoveu mais 20 lives, além de eventos online e outras iniciativas que movimentaram o público durante a pandemia

São Paulo, maio de 2021 – As mudanças causadas pela pandemia fizeram com que a inovação se tornasse ainda mais fundamental para as empresas neste momento. Inserida em um dos mercados que mais sentiu esses efeitos em razão do cancelamento de shows e eventos, a Sony Music Brasil, que é pioneira do movimento da digitalização no segmento musical, conseguiu superar desafios por meio de iniciativas especiais, e entregou experiências exclusivas para o público, levando a emoção do “ao vivo e a cores” para o ambiente virtual. A companhia promoveu mais de 20 lives – compartilhando momentos únicos de artistas da casa nos segmentos gospel, pop, rock, sertanejo, música eletrônica, samba e pagode – chegando a movimentar mais de 2,76 milhões de pessoas em um único show virtual, como aconteceu em uma transmissão em parceria com Gusttavo Lima.

Além das lives, a gravadora produziu conteúdos como: “Filtr em Casa” – no qual artistas interpretaram as suas canções preferidas em versões mais intimistas, a “Festa Junina by FILTR” – um “arraiá virtual” com lives, brincadeiras e vídeos de artistas e influenciadores, e também a 1ª temporada do “Filtr Next”, web série que abordou o desenvolvimento da carreira musical de um artista. A temporada de estreia chegou ao fim em dezembro de 2020 e marcou o início da trajetória musical do artista Benjamín.

“No ano passado, o FILTR Brasil movimentou milhões de pessoas, que estiveram conectadas em mais de 20 lives, compartilhando momentos e experiências únicas com os seus artistas favoritos e de forma segura. E isso nos mostra que o mercado não deixou de evoluir, mesmo diante da crise”, comenta Wilson Lannes, vice-presidente sênior, COO da Sony Music Brasil.

A busca constante por inovação e de novas tecnologias que possam melhorar ainda mais o consumo de música no Brasil também garantiu bons resultados financeiros. A operação global da Sony Music registrou um aumento de 19,5% de receita anual de streaming em 2020, representando quase meio bilhão de dólares de acréscimo se comparado a 2019. Além disso, a receita global da companhia cresceu em torno de 8% frente a 2019.

Isso não ocorreu somente com a Sony Music. Segundo relatório da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), mesmo diante de um ano desafiador, o mercado musical mundial avançou 7,4% em 2020 – o equivalente a US$21,6 bilhões de dólares – crescimento registrado pelo sexto ano consecutivo no mercado de música.

“Certamente o processo de digitalização da indústria musical colaborou para esse aumento. No ano anterior tivemos um grande ‘boom’ do consumo de conteúdo via plataformas de streaming e foi preciso uma readequação do mercado para atender essa demanda”, acrescenta Lannes.

Outro segmento que cresceu foi o de streaming que, ainda segundo o IFPI, já representa 84,1% das receitas totais de música na América Latina. Já na indústria mundial, a plataforma representa mais de 62% do faturamento total. Para Wilson Lannes, esse crescimento do streaming no meio musical também está atrelado às influências da pandemia e do isolamento social.

“Para 2021, esperamos um maior crescimento dessa área com um resultado significativo em todas as divisões de negócio. Neste ano a Sony pretende dar continuidade aos seus projetos de inovação, sempre à frente de tendências que possibilitam o desenvolvimento do mercado”, comenta o executivo. “Os meios de consumo de música continuam voltados para o digital este ano e, portanto, este será o foco de trabalho até o final de 2021, precisamos dar continuidade aos bons resultados do ano passado”, finaliza o vice-presidente da Sony Music Brasil.

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Proprietária do HDSertanejo, psicóloga e amante do sertanejo!